Posted by : julio terça-feira, 27 de novembro de 2012

Descrição

Pierre Verger - O francês baiano é um documentário sobre a vida e a obra do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger. Radicado na Bahia, Verger se encantou pelas tradições de origem africana como o candomblé, a capoeira e a vida dos pescadores se tornando um dos primeiros estudiosos a trazer para a linguagem escrita a tradição oral do candomblé.
Embora se declarasse ateu, era iniciado na religião de matriz africana, onde ocupava o cargo de Ojú Obá – Olho do Rei, no Ilê Axé Opô Afonjá e era conhecido como Fatumbi, título recebido na África, que significa nascido pelo Ifá – Oráculo do Búzios.


Vale a pena uma olhadinha no site da fundação http://www.pierreverger.org/

Outro documentário muito bonito sobre o fotografo

Doc Arte No espaço
Quando o assunto é a relação que a Bahia tem com a África, Pierre Verger é uma das referências mais representativas. O documentário Arte no Espaço prestigia a vida e obra do fotógrafo, utilizando declarações daqueles que conviveram com ele ou que seguiram seus ideais. Amigos, membros do Espaço Cultural e da Fundação Pierre Verger, além de estudiosos como o historiador Cid Teixeira, enriquecem o vídeo relembrando situações, ressaltando a importância de seu trabalho, mostrando como Verger orientou sonhos e despertou o reconhecimento e identificação de pessoas com a sua própria cultura.
Ponto de destaque no documentário é o Espaço Cultural Pierre Verger, que tem como um de seus objetivos a continuação do trabalho de Verger, através de oficinas que têm por temática maior a arte e a educação.

Roteiro: Caroline Fantinel e Igor Souto | Direção e Produção: Caroline Fantinel | Cinegrafista: Ivanildo Silva | Edição de Vídeo: Eugeniusz Kowalski e Igor Souto | Edição de Áudio: Marcos Franco

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © MUSAS - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -